• Nutriescolar

Momento Diabetes - Edição n° 21

Volta às aulas: Pais e escolas devem estar em sintonia para acolher o aluno com diabetes: A Beatriz Tabith foi convidada pela revista ""Momento Diabetes" para relatar qual é sua forma de atuação nas escolas infantis que a Nutriescolar atende, em conjunto com outros profissionais da saúde. Confira a seguir um trecho da matéria:

É mais do que comprovado que o cardápio de um aluno com diabetes deveria ser como o de qualquer outra criança, ou seja, saudável e balanceado. Embora não se fale mais em proibição para esse público, é preciso ter atenção com a composição dos alimentos assim como com a quantidade ingerida.

A boa notícia é que muitas escolas já possuem um documento chamado Inquérito Alimentar, que tem como objetivo reunir todas as informações relacionadas à saúde e alimentação do aluno para atender qualquer necessidade específica, conta a nutricionista Beatriz Tabith, colunista do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (SIEEESP) e também fundadora da empresa Nutriescolar.

“Este documento deve, preferencialmente, ser preenchido anualmente ou sempre que houver mudanças na rotina alimentar da criança. Isso acaba deixando os pais mais seguros”.

Outra dica da profissional é que os papais ou responsáveis sempre busquem escolas que ofereçam alimentação saudável para todas as crianças porque dessa forma fica mais fácil administrar os cuidados necessários para os pequenos que têm algum tipo de restrição alimentar, justifica ela.

“Está ficando ultrapassada as escolas que ainda oferecem preparações com alto índice de gorduras, produtos industrializados ou alimentos com excesso de açúcar e sal. O bom é que atualmente está mais comum nos depararmos com cardápios balanceados”.

Por outro lado, se a escola não oferece alimentação e essa virá de casa, é importante que os papais verifiquem se a instituição estabelece algum tipo de regra em relação aos itens enviados na lancheira.

“Além disso, sugiro que os pais conversem com as crianças sobre o compartilhamento do lanche com os colegas”.